VISUALIZAÇÕES DA PÁGINA

terça-feira, 26 de julho de 2011

Crioulos Chilenos não entram mais no Brasil!

BRAMIDO PINTADO - Dos mais recentes garanhões importados do Chile

Chile fora da FICCC reflete em chilenos não entrando mais no Brasil. São tantos anos importando cavalos chilenos para o Brasil, podemos dizer que cada criatório de médio a grande tem no mínimo UM chileno importado. Porque essa busca incessante de garanhões e também de éguas do Chile? Seria a busca de um NOVO HORNERO? Mais função? Mais morfologia? Morfologia aliada a função? Genética?
Com certeza La Invernada Hornero, revolucionou, lapidou a Raça Crioula...foram tantos padrillos chilenos formadores de manadas de ponta, de animais campeões em pistas morfológicas e funcionais..Além de Hornero, podemos citar, Señuelo, Comediante, Corajudo, Aniversário, Pascuero, Tormento...
O que os brasileiros devem pensar dos chilenos com a atitude deles? Vale lembrar que quem promoveu o CAVALO CHILENO, foi o CAVALO CRIOULO. Um fato recente, é a conquista da Tríplice Coroa, que foi capa da última edição da Revista Crioulos, que o vencedor foi Las Callanas Julito, que se sagrou campeão como Cavalo Crioulo e não apenas como Cavalo Chileno.
Acredito que o ENCERRAMENTO das importações de chilenos para o Brasil, não fará mal algum aos nossos criatórios, afinal já estão aptas a entrar no Brasil 400 éguas chilenas (antes do Chile sair da FICCC) e temos uma remessa muito grande de garanhões importados aqui. Agora é a hora de mostrar porque eles estão aqui...Com a liberação da transferência de embriões e inseminação artificial na raça, mãos a obra. Temos muita coisa boa aqui, vamos aproveitar!!!

Chilenos importados padreando no Brasil:
*LA FRONTERA TORMENTO
* EL IDEAL ESTRIBERO
* LA AMANECIDA BANDIDO
* SANTA ISABEL CALAMAR
* NOCHERO CHISPERO
* NOCHERO CHISPAZO
* PALMAS DE PEÑAFLOR ES ROTO
* PALMAS DE PEÑAFLOR QUE FORTACHO
* SANTA LORETTO COSTALAZO
* SANTA ELVIRA DE RIO CLARO MATADOR
* BRAMIDO PINTADO
* LA AMANECIDA ESPLENDOR
* LA AMANECIDA ESTRENO
* LOS PILLANES ARAUCANO
* ÁGUA DE LOS CAMPOS Y MAQUENA CRITERIOSO
* MAQUENA ALBERTIO
* MAQUENA VOY Y VUELVO
* EL IDEAL ENLAZADO
* SANTA TERESA AMBICIOSO
* SANTA ELBA COGOLLO
* ÁGUA DE LOS CAMPOS Y MAQUENA GUAILON
* ÁGUA DE LOS CAMPOS Y MAQUENA CUCARRO
* CARITRAIGUEN RASPUTIN
* CUDACO ESPECTANDO
* EL CAPATACITO GRIEGO
* POZO AZUL DESLINDE
* SAN DANIEL EL DIANTRE
* SAN IGNÁCIO MARTIRIO
* SAN BALDOMERO PUESTERO
* ROBLEDAL RELICÁRIO
* IDAHUE FIADOR
* COTRILLA PINATRERO
* VISNAGAL II HEREDERO
* MANQUICUEL EL PLUMA BLANCA
* SANTA ELBA CONSENTIDO
* SANTA ELBA CORAJUDO
* SANTA ELBA COMEDIANTE
* SANTA TERESA SIEMPRE LISTO
* SANTA TERESA CHAMICERO
* SANTA ELBA CORAJUDO entre outros....

Definidas as prévias para morfologia!

GRANDE CAMPEÃO E MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA EXPOINTER 2010

Depois de percorrer os três estados do Sul em sete municípios diferentes e de avaliar 256 animais em dez dias de trabalho, os técnicos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) Ricardo Guazzelli Martins, Rodrigo Teixeira e Luiz Francisco Leite concluíram no domingo (24/7) a maratona de Prévias. As avaliações garantiram o ingresso de outros 72 exemplares na maior mostra morfológica da raça Crioula, a exposição que ocorrerá na Expointer, em agosto. As prévias ocorreram nos municípios de Ponta Grossa/PR, Governador Celso Ramos/SC, Esteio/RS, Júlio de Castilhos/RS, Uruguaiana/RS, Bagé/RS e encerraram em Pelotas/RS.
Por se tratar de um grande número de exemplares, o critério técnico e a metodologia indicada pelo Conselho Deliberativo Técnico foram os norteadores do trabalho do trio. Conforme os técnicos, para a seleção foram avaliados itens como tipicidade racial, correção de linha superior e principalmente o nível de aprumos. “Este último e fundamental ponto nos permite avaliar a facilidade de movimentos, visando ao bom desempenho funcional”, explicam.
Além da lista dos selecionados foi elaborada uma relação com 19 reservas. Os 72 animais das Prévias juntam-se agora aos outros 78 que ingressaram através das 12 exposições Passaporte.

CONFIRA NA ÍNTEGRA, APROVADOS E RESERVAS NO SITE DA ABCCC!






Definidos últimos finalistas do Freio de Ouro 2011!

SR TERTULIA - 1º LUGAR FÊMEAS

TAMBORÉ DO PURUNÃ - 1º LUGAR MACHOS

Encerradas as classificatórias ao Freio de Ouro 2011, a última etapa ocorreu em Brasília no Distrito Federal, nos dias 22 a 24 de julho reunindo 54 animais, sendo 26 fêmeas e 28 machos.
Veja os classificados:

Fêmeas
1º lugar
SR Tertulia
, filha de Respeito Tupambaé e SR Milonga; criador Luiz Maggi Linhares, expositor Ailton Batista dos Santos, Cabanha Todos os Santos, Capão da Canoa/RS
Ginete: Everton de Deus Valim – Média final: 19,116



2º lugar
Nevada da Oca
, filha de Butiá Guarani e LS Urtiga; criador Oto Breier, expositor Gustavo Alves Chanin, Cabanha Santiño, Balneário Camboriu/RS
Ginete: Daniel Cunha – Média final: 18,192

3º lugar
Ketacada Tupambaé
, filha de Taco de São Bibiano e São Martim Redoblada; criador e expositor Oswaldo Dornelles Pons, Cabanha Tupambaé, Dom Pedrito/RS
Ginete: José Fonseca Macedo – Média final: 18,014

4º lugar
Dengosa da Bela Aliança
, filha de Esquilador do HV e Formosa Pedrozo; criador e expositor Francisco Carlos Habowsky, Cabanha Bela Aliança, São Bento do Sul/SC
Ginete: Thiago Augusto Habowsky – Média final: 18,012

Machos
1º lugar
Tamboré do Purunã
, filho de BT Butiá e Faceira II do Itapororó; criador Mariano Lemanski, expositor Diego de Lucena Zanandréa, Cabanha Tamboré, São Francisco de Paula/RS
Ginete: Flávio de Borba Pereira – Média final: 19,815

2º lugar
Granero Chico
, filho de Habanero Chico e Amapola Chico; criador Manuel Rossell Sarmento, expositor Rivaldo Antonio Macari e Fos e Alexandre Rodrigues, Fazenda Passo Velho e Fundo da Ronda, Bom Jardim da Serra/SC
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire – Média final: 19,562

3º lugar
João Louco do Relento
, filho de Tostão do Junco e Perdigona do Relento; criador Florduarte Damázio Marques Balbé, expositor Felipe e Suzana Teresinha Pelegrini Moraes, estabelecimento Cabanha SP Favorita, Viamão/RS

Ginete: Alexandre Pedroso Grabher – Média final: 19,022

4º lugar
Cinchador Rio Negro
, filho de Chasque Capitão e Campana Kasta; criador Aldo José Tavares dos Santos, expositor Cabanha Legenda Campeira e Estância Santa Isabel, Cabanha Legenda Campeira e Estância Santa Isabel, Canguçu/RS
Ginete: Miguel Souza – Média final: 18,998

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Chile não faz mais parte da FICCC

 

O Chile não faz mais parte da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC). A decisão unânime foi tomada pela diretoria da FICCC no dia 21 de julho, em Buenos Aires, devido ao não cumprimento de compromissos firmados entre o país e a Federação. Com esta definição, o Chile fica impedido de sediar a próxima exposição da FICCC, que ao invés de ser realizada em Santiago, irá ocorrer em Montevidéu, no Uruguai.

Segundo o vice-presidente técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Ricardo Vieira Borges, o Chile havia se comprometido a abrir os registros genealógicos aos Crioulos e inserir a denominação “Criollo Chileno”, ambos quesitos não cumpridos conforme o anteriormente acordado.

O posicionamento chileno se deu em uma assembleia onde a maioria dos criadores votou contra o Crioulo. Eles decidiram manter os registros sem a terminologia, o que fechou definitivamente as portas à internacionalização do cavalo. “Como a meta não foi cumprida, o país não será mais membro da FICCC”, afirmou Borges.

A consequência final desta escolha implica na não aceitação de importações de animais e semens chilenos e no trancamento do registro genealógico. “Os exemplares adquiridos antes da decisão poderão entrar, os outros não”, completou o vice-presidente técnico da ABCCC.


FONTE: ABCCC

Nossa cidade debaixo dágua!

Ruas cobertas pela água em São Sebastião do Caí. Pelo menos 1,5 mil pessoas estavam fora de casa:imagem 10
Ruas cobertas pela água em São Sebastião do Caí. Pelo menos 1,5 mil pessoas estavam fora de casa

Previsão é de que o nível da água chegue a 14m50cm em São Sebastião do Caí até o fim do dia:imagem 21





quinta-feira, 21 de julho de 2011

Enchente em São Sebastião do Caí pode ficar entre as maiores já registradas na cidade

SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ - ENCHENTE 2007

A enchente em São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, deve ser uma das maiores já registradas no município. De acordo com o o prefeito Darci José Lauermann, que decidiu decretar situação de emergência ainda na madrugada, o Rio Caí chegou a 14m70cm em 2000 e a 14m30cm em 2007. Às 13h desta quinta-feira, o nível da água já estava em 14m05cm. A expectativa é de que chegue a 14m50cm até o fim do dia.
Cerca de 100 famílias foram retiradas de suas casas desde a madrugada e estão alojadas em três pavilhões do Parque Centenário.
Uma fábrica de enlatados decidiu encerrar a produção e dispensar funcionários na manhã desta quinta-feira. Por volta das 11h, os cerca de mil trabalhadores foram liberados do trabalho. Alguns ficaram na fábrica para ajudar a levantar máquinas e produtos do chão, para evitar perdas com a invasão da água. A indústria, maior da cidade, fica a oito quadras do Rio Caí.
No início da tarde, voltou a chover fraco na cidade. Os bairros mais afetados são Vila Rica, Quilombo, Navegantes e Centro.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz dia do amigo!

FELIZ DIA DO AMIGO!

LIBERADOS IA & TE PELA ABCCC

No total 89 votantes, presentes ou representados, manifestaram a sua opinião em relação aos temas propostos. A mediação foi feita pelo presidente da ABCCC, Manuel Luís Sarmento, que dividiu a mesa com o vice-presidente de Núcleos, Mauro Ferreira, o ex-presidente Roberto Davis e a secretária da Associação, Elisabeth Lemos.
Por decisão da assembleia, a ABCCC passará a admitir a possibilidade de todas as éguas confirmadas produzirem um produto por ano, no próprio ventre ou por transferência de embriões, respeitado o intervalo entre os partos.

Além disso, as fêmeas atualmente aptas à transferência - integrantes do Registro de Mérito, as quatro melhores da Expointer, as vencedoras do Freio de Ouro, Prata e Bronze e as três primeiras colocadas da categoria geral da Marcha de Resistência da ABCCC - poderão gerar dois produtos por temporada, sem necessidade de utilização do próprio ventre. No momento do implante, no entanto, égua e garanhão devem estar vivos.
A maioria também votou favoravelmente à liberação da Inseminação Artificial a fresco ou congelado, com ou sem transporte de sêmen, desde que limitadas numericamente as padreações por temporada. O número máximo de padreações proposto pela diretoria foi de 120, que foi aprovado, no entanto, por reivindicação dos criadores e com o consentimento do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), os garanhões inscritos no Registro de Mérito foram contemplados com 150 padreações. Na ocasião da Inseminação, também, o garanhão deve estar vivo.


terça-feira, 19 de julho de 2011

REPESCAGEM DE BRASÍLIA - Última oportunidade!


PAMPA & ALCALINA - CAMPEÕES DO FREIO DE OURO 2010

O próximo fim de semana será a última oportunidade para quem ainda não garantiu vaga para a Final do Freio de Ouro 2011, a última repescagem acontece nos dias 22 a 24 de julho em Brasília!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Morre MACKENNA GUINDO

A Cabanha Malke Cerrito perdeu um de seus principais garanhões:
MACKENNA GUINDO.
Guindo era filho de La Amanecidoa Esperando e Maria Pinto Guinda, nasceu em 23/10/1990. Produziu o Reservado Grande Campeão da EXPOINTER AS Malke Sedutor.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

DESTACA DA BOA ESPERANÇA - A VENDA

DESTACADA DA BOA ESPERANÇA | 29/11/04 | GATEADA | RP 10 | Por BT Ídolo x Honra das Três Estâncias.
 Égua domada, mansa e de toda confiança. Apesar de ser jovem já tem filhos de destaque, um deles foi o melhor produto da geração na cabanha, e já em outro estabelecimento, sua filha está em preparo para exposição incentivo. Égua de muito selo racial e que transmite aos seus descendentes. Seu pai, BT Ídolo, foi 3º Melhor Macho em Taquara e Reservado Grande Campeão em Rolante, ainda na sua linha alta, chegamos aos chefes da raça, Encomendero I, Hornero e Aniversário e BT Juquiry. Sua linha materna, vem da caprichosa criação Três Estâncias, a qual chegamos a BT Debochado, Sorro Campeiro, La Invernada El Buitre e novamente Aniversário. Égua de boa consistência genética, tipicidade racial, docilidade, que serve tanto para lida como para matriz. Está prenhe de RZ Siervo da Carapuça, irmão de animais de destaque na raça como: RZ Renda Linda (Grande Campeã e 4ª Melhor Fêmea da EXPOINTER), RZ Rama Negra (2x Reservada Grande Campeã da EXPOINTER e classificada ao Freio de Ouro 2011), RZ Resuelta (3ª Melhor Fêmea da EXPOINTER), RZ Reconcito (premiadíssimo em exposições morfológicas), RZ Reclusion (premiada em exposições morfológicas e classificada ao Freio de Ouro 2011), através de seu pai
BT Lamborguine, este que dispensa qualquer comentário, tendo sido Grande Campeão, 2x Reservado Grande Campeão e 4º Melhor Macho da EXPOINTER, somando 243 pontos morfológicos. Ainda na linha alta de RZ Siervo, sua avó BT Chanada produziu a campeoníssima da EXPOINTER, BT Maragata. Sua mãe, BT Opereta do Junco, descende diretamente de Hornero. Portanto um 2x1 agregando muita qualidade, nesta linda égua gateada, pedigree para quem quer ser campeão!

 DESTACADA DA BOA ESPERANÇA

RZ SIERVO DA CARAPUÇA

CONTATO:
Alecsandro: 51 99949321

quarta-feira, 13 de julho de 2011

PELAGENS DO CAVALO CRIOULO!

Para comemorar o início das minhas férias da faculdade, hoje vou postar um trabalho que apresentei esse semestre, é simples, mas interessante para as pessoas que não são acostumadas com os cavalos.

O registro definitivo da pelagem junto a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) ocorre a partir do segundo ano de vida do animal. Na resenha do potro ao pé da mãe, que é a primeira verificação do animal por um técnico credenciado da associação, pode ser feita até os 9 meses de idade do potro. Neste momento, são identificados sinais caracterísiticos do cavalo como por exemplo, estrelas na cabeça e olhos azuis, que são marcas que não vão ser alteradas no desenvolvimento do animal. Também é feita uma indicação de pelagem.
Somente a partir dos 2 anos de idade, quando o animal é apresentado para a confirmação, é que fica registrada definitivamente a pelagem do animal. Isso ocorre porque a coloração do pêlo muda até os dois anos, por exemplo, os tordilhos, nascem escuros, alguns pretos, o que se altera com o desenvolvimento do animal.

terça-feira, 12 de julho de 2011

REPESCAGEM DE ESTEIO GARANTE MAIS 8 ANIMAIS NA FINAL!

Na primeira repescagem ao Freio de Ouro 2011 realizada nesse fim de semana em Esteio, sob dias agradáveis e presença de bom público 8 animais garantiram vaga a final, com destaque para os campeões macho e fêmea e para o cavalo classificado em 3º lugar General da Reiúna, que entrou em pista no domingo ocupando a 10ª colocação, e com sua boa nota morfológica (melhor entre os machos) e uma Bayard espetacular de quase 20 pontos, garantiu sua classificação.
A próxima e ÚLTIMA chance de garantir vaga a final do Freio de Ouro 2011 será nos dias 22 a 24 de julho em Brasília!

RZ Reclusion da Carapuça - 1º lugar fêmeas

Lanceiro Simpatia - 1º lugar machos

Veja os classificados:
Fêmeas
1º lugar
RZ Reclusion da Carapuça
, filha de BT Lamborguine e RZ Africana; criador Rubens Elias Zogbi, expositor Leandro Williams Purcallas e Jorge R. Purcallas, Cabanha Profecia, Parobé/RS
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire – média final: 19.657


2º lugar
Capanegra Jocasta
, filha de Hilário do Purunã e Capanegra Queimada; criador e expositor Fernando Dornelles Pons, Cabanha Capanegra, Dom Pedrito/RS
Ginete: Lindor Collares Luiz – média final: 19.040

3º lugar
PO Una Más
, filha de Lutador do Purunã e Entrosada do Junco; criador e expositor Gonçalo Porto Silva, Cabanha Don Marcelino, Lavras do Sul/RS
Ginete: Onildo Gonçalves Nunes – média final: 18.861

4º lugar
Festa Campeira do Pinhal
, filha de Piá Forasteiro e Caramela do Pinhal; criador Armin José Schvarcz, expositor Santo Izidro e Ouro Fino Crioulos, Cabanha Santo Izidro e Ouro Fino, Santa Maria/RS
Ginete: Miguel Souza – média final: 18,393

Machos1º lugar
Lanceiro Simpatia
, filho de Santa Elba Señuelo e BT Geada; criador Condomínio Rural Waldyr Leite Paiva & Fo, expositor Marcelo Berrutti, Cerro De Los Cardos, Rivera/UR
Ginete: Felipe Silveira Filho – média final: 19.184

2º lugar
Pirata do Itapevy
, filho de Cônsuelo do Infinito e Espoleta do Itapevy; criador e expositor Ana Maria I. Matas e Vicente D. Matas, Cabanha Tarumã, Itaqui/RS
Ginete: Valério Moura – média final: 18.717

3º lugar
General da Reiúna
, filho de BT Hermes e Anahy da Reiúna; criador e expositor Ricardo Bassotto, Cabanha Reiúna, São Pedro do Sul/RS
Ginete: Miguel Souza – média final: 18.614

4º lugar
Huila da Boa Vista
, filho de Chicão de Santa Odessa e Greda do Juncal; criador Fazenda Boa Vista, expositor Fábio Camargo, Leandro Vieira e Juliano Kurten, Cabanhas Boa Vista, Mangueira Velha e Costa Nobre, Vacaria, São José dos Ausentes e Braço do Norte/RS
Ginete: Francisco Kras Alves – média final: 18.587


sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mais 4 animais carimbam passaporte para Expointer 2011

Nesta quinta-feira mais 4 animais carimbaram Passaporte para EXPOINTER 2011, durante a morfologia, realizada em Esteio, onde ocorre também a Repescagem nesse final de semana.
Confira os animais:

Melhor Exemplar da Raça - Campeã Égua Menor - Grande Campeã
Descoberta do Capão Redondo, filha de Farandola do Itapororó e Utopia do Capão Redondo; criador Luiz Carlos e Antonio Carlos A. Py, expositor Antonio Carlos Albuquerque Py, Fazenda Capão Redondo, Barra do Ribeiro/RS

Reservada Grande Campeã - Campeã Égua Adulta
Fantasia do Liscano, filha de Festeiro do Itapororó e BT Macaca do Junco; criador e expositor Pietro e Giuliano Pereira Zanetti, Fazenda Liscano, Arroio Grande/RS

Grande Campeão - Campeão Potranco Menor
Sol de Maio Batuco, filho de Haragano II da Tradição e Chirua de Santa Elis; criador e expositor Paulo Affonso Dumoncel e filhos, Cabanha Sol de Maio, Santa Bárbara do Sul/RS

Reservado Grande Campeão - Campeão Cavalo Menor
Domínio 857 Maufer, filho de BT Delantero e Turca 266 Maufer; criador e expositor Maurício e Fernando Lampert Weiand, Cabanha Maufer, Cruzeiro do Sul/RS

terça-feira, 5 de julho de 2011

- Que poder tem o cavalo, que nos faz pensar que o melhor momento é quando estamos em sua companhia?