VISUALIZAÇÕES DA PÁGINA

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Decididos Campeões do Freio de Ouro 2011

Os 30 anos de Freio de Ouro com certeza vão ficar pra história ginetes e cabanhas estreiando no pódio, ginete premiado pela 7ª vez, sem contar a alternância de posições no domingo!
RZ RECLUSION DA CARAPUÇA - FREIO DE OURO 2011

FERIADO DE SANTA EDWIGES - FREIO DE OURO 2011

Na categoria de fêmeas, o Freio de Ouro foi para RZ Reclusion da Carapuça, da cabanha Profecia, de Parobé/RS. A égua colorada, de propriedade de Leandro Williams Purcallas, montada por Cezar Augusto Freire, ficou com a nota final 20,967. Freire, assim como em 2010, também foi premiado com o título de Ginete do Ano.Após a definição do resultado, Purcallas lembrou da dificuldade de se chegar à uma final. “Estou há apenas cinco anos criando cavalos Crioulos. Gostaria que esse título estimulasse pequenos criadores a acreditar que é possível”. Freire, que vence pela primeira vez, destacou o grande potencial da égua. “Ela sempre mostrou em casa que tinha muita qualidade e bom temperamento, faltava apenas mostrar isso em uma prova”.
Na segunda posição das fêmeas, com o Freio de Prata, ficou a égua Fantasia Cala Bassa, montada pelo seu expositor Marcelo Móglia. E em terceiro lugar, com o Freio de Bronze, ficou Capanegra Jocasta, do expositor Fernando Dornelles Pons, montada por Lindor Collares Luiz.

Na decisão dos machos, a vitória ficou com o cavalo da cabanha Santa Edwiges, de São Lourenço do Sul/RS, Feriado de Santa Edwiges. O garanhão lobuno, de propriedade do criador Daniel Anzanello, encerrou a prova com 20,107 pontos, sob o comando de Milton Castro, o ginete que mais vezes ganhou a prova. Esse foi o sétimo título de Castro, que na ocasião também foi escolhido o Domador do Ano.
Visivelmente emocionado, Anzanello não teve palavras para descrever a vitória e quase as lágrimas disse apenas que estava muito feliz. “Estou muito contente, felicíssimo”, comemorou. O ginete, que levanta pela sétima vez o troféu, comentou a alegria de vencer pela primeira vez com um macho. “É um título que eu estava buscando e felizmente veio nos 30 anos do Freio de Ouro. Ainda fui duplamente coroado pois ganhei com o cavalo que domei”.

O Freio de Prata da categoria ficou com JCL Descuido, exposta pelo condomínio Descuido, cabanha São José e Gilbert Munhoz, montado por Maurício Níquel, e o Freio de Bronze ficou com RZ Revuelto Cristal da Carapuça, exposto por Luizantero Peixoto e Filhos e Vitélio Rigão, montado por Daniel Teixeira.


CONFIRA OS RESULTADOS:

Fêmeas
Freio de Ouro
RZ Reclusion da Carapuça, filha de BT Lamborguine e RZ Africana; criador Rubens Elias Zogbi, São Paulo/SP e expositor Leandro Williams Purcallas, Cabanha Profecia, Parobé/RS.
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire
Nota: 20,967
 
Freio de Prata
Fantasia Cala Bassa, filha de Chicão de Santa Odessa e Forquilha do Capão Redondo; criador Marcelo Rezende Móglia e expositor Marcelo Rezende Móglia, Cabanha Cala Bassa, Aceguá/RS.
Ginete: Marcelo Rezende Móglia
Nota: 20,800

Freio de Bronze
Capanegra Jocasta, filha de Hilário do Purunã e Capanegra Queimada; criador e expositor Fernando Dornelles Pons, Cabanha Capanegra, Dom Pedrito/RS.
Ginete: Lindor Collares Luiz
Nota: 20,099

Machos
Freio de Ouro
Feriado de Santa Edwiges, filho de Rodopio de Santa Edwiges e Víbora de Santa Edwiges; criador e expositor Daniel Anzanello, Cabanha Santa Edwiges, São Lourenço do Sul/RS.
Ginete: Milton Castro
Nota: 20,107

Freio de Prata
JCL Descuido, filho de BT Fidalgo e Campana Dona-Mala; criador Cabanha JCL e expositor Cond Descuido, Cabanha São José e Gilbert Munhoz, Butiá/RS.
Ginete: Mauricio Níquel
Nota: 20,095

Freio de Bronze
RZ Revuelto Cristal da Carapuça, filho de Chicão de Santa Odessa e BT Abadessa; criador Rubens Elias Zogbi e expositor Luizantero Peixoto e Filhos e Vitelio Rigão, Fazenda Tarumã e Estância da Conquista, Julio de Castilhos e Lavras do Sul/RS
Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira
Nota: 20,072

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Foi dada a largada para final do Freio de Ouro 2011!

Morfologia aponta a primeira parcial do Freio 2011!
Os Grandes Campeões da EXPOINTER AS Malke Punhalada e Viragro Rio Tinto, puxaram a ponta nessa sexta-feira e arrancaram em primeiro na morfologia.

Viragro Rio Tinto ficou com a primeira posição parcial, com a nota 8,7

AS Malke Punhalada ficou em primeiro lugar após a avaliação morfológica com nota 9,0

Segunda venda de Crioulos na EXPOINTER acontece hoje!

Hoje acontece a 2ª venda de Cavalos Crioulos na EXPOINTER 2001, trata-se do:
Serão 41 lotes em 50 parcelas.
Com destaque para coberturas do campeoníssimo Cadejo da Maior e lotes de excelente qualidade.
Lembrando que devido a uma lesão o garanhão Cerro Campero Velhaco além de não participar da final do Freio de Ouro, não irá a venda, ficando em tratamento durante 60 a 90 dias, se houver interesse entrar em contato direto com a Cabanha Rio Bonito.
Transmissão ao vivo pelo Canal Rural!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Remate Cabanha do Barulho & Convidados

Primeira venda de Cavalos Crioulos da EXPOINTER 2011 acontece hoje com o Remate Cabanha do Barulho & Convidados, as 20h30min na Pista J do Parque Assis Brasil.

Em pista 45 animais, com transmissão ao vivo pelo C2 Rural

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Impossível falar em Freio de Ouro, sem lembrar do "Seu Vilson Souza"

CONFIRA VILSON CHARLAT DE SOUZA NO PROGRAMA CAVALOS CRIOULOS!

AGENDA DE REMATES - EXPOINTER 2011

Serão 8 dias de ótimas oportunidades, para excelentes negócios. O que tem de melhor na Raça Crioula na atualidade estará a disposição nos 8 remates que acontecerão durante a EXPOINTER 2011!
São animais para todos os gostos, desde potros (as), animais domados, éguas de cria, reprodutores.
24/08 - Remate Cabanha do Barulho e Convidados (Casarão Remates)
25/08 - 3º Leilão Santo Izidro - Ouro Fino - Rio Bonito & Convidados (Crioulo Remates)
26/08 - BT A marca da função - 33 Freios em 30 Anos (Crioulo Remates)
27/08 - Remate Santa Angélica (Trajano Silva Remates)
28/08 - Estrelas do Freio (Crioulo Remates)
29/08 - Remate Butiá (Trajano Silva Remates)
30/08 - Remate Maufer (Trajano Silva Remates)
31/08 - Divas - Angus & Crioulos (Crioulo Remates)

O primeiro animal a desembarcar no Parque Assis Brasil foi o Cavalo Crioulo GUITARREIRO DA EMAISA, que veio do Paraná depois de 11 horas de viagem!

Ainda era madrugada desta segunda-feira (22) quando os primeiros animais chegaram ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para a 34ª Expointer. Às 6h, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, abriu os portões para entrada do primeiro caminhão.

O primeiro a desembarcar foi um cavalo crioulo da Cabanha Emaisa, localizada no município paranaense de Colombo, no Paraná. Nascido em Santa Catarina, Guitarreiro da Emaisa participará do Campeonato Nacional de Rédeas, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O caminhão que transportou o animal saiu do Paraná às 9h de domingo e chegou a Esteio na noite de ontem, após  mais de 11 horas de estrada

Outros 15 caminhões já aguardavam na fila quando Mainardi anunciou a abertura dos portões. Um grupo de tratadores partiu às 17h30min do último sábado (20) do município paulista de Espírito Santo do Pinhal. Após rodar mais de 1,2 mil quilômetros, a equipe chegou nesta madrugada à Expointer, com uma carga de 43 bovinos da raça Aberdeen Angus, oriundos da Fazenda São José. “Viemos em três caminhões, um deles carregado só com feno, alfafa, ração e silagem de milho, que é para alimentar todo esse gado”, disse o tratador Caíque Amaral, que trabalha há dez anos com a raça Angus.

Após o desembarque, os animais foram identificados e inspecionados por uma equipe da Divisão de Fiscalização e Defesa Sanitária Animal. O secretário Luiz Fernando Mainardi acompanhou os procedimentos e destacou o trabalho da inspetoria. “Esse é o primeiro dia de uma semana muito importante, de bastante trabalho e checagem minuciosa para que os animais cumpram todas as exigências”. Mainardi acredita que a Expointer refletirá o bom momento vivido pelo agronegócio. “Mais do que uma feira de animais e máquinas, a Expointer é um desafio para os produtores modernizarem seus negócios e, assim, produzirem cada vez mais”, ressaltou.

O período de entrada dos animais vai até a meia-noite de sexta-feira (26), com exceção das chinchilas, que serão recebidas até o meio-dia desta sexta, e dos equinos Crioulo e Mangalarga Marchador, cujo período se encerra à meia-noite de quinta-feira (25). A 34ª Expointer será realizada entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Ao todo, estão inscritos 5.986 animais, representando 151 raças. Destes, 851 são provenientes de outros estados e 13, de fora do país.

Cabanha Santa Edwiges é a maior Campeã do FREIO DE OURO!

CAMPEÃ FREIO DE OURO 1994

CAMPEÃ FREIO DE OURO 1996

CAMPEÃ FREIO DE OURO 1998

CAMPEÃ FREIO DE OURO 2005

CAMPEÃ FREIO DE OURO 2007

A paixão por cavalos acompanha o octogenário Daniel Anzanello desde a infância, quando era colono no interior de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, e a vontade de montar era saciada apenas no lombo de mulas. Trocou a dureza da lida na roça por ofícios urbanos, mas o antigo entusiasmo não foi esquecido. Em Porto Alegre, vendeu bilhetes da loteria federal e, aos poucos, foi comprando ações de bancos, até amealhar capital que o permitiu adquirir uma propriedade em São Lourenço do Sul na virada das décadas de 1960/1970.

De volta ao convívio com o ambiente rural, presenteou com as primeiras éguas crioulas o filho José Antônio, que então completava 15 anos e até hoje, aos 49, o acompanha na administração das fazendas e da manada. Era a origem do criatório da Cabanha Santa Edwiges, a maior vencedora dos
30 anos do Freio de Ouro, seis vezes no lugar mais alto do pódio, sempre com animais nascidos em casa – seja identificados em nome do pai ou do filho no ranking da ABCCC. Para Daniel, não há segredo na fórmula do sucesso:

— É só fazer tudo simples e bem feito.

Uma originalidade da Santa Edwiges adotada como princípio foi não ter sangue Hornero na cavalhada. José Antônio explica que a postura teve somente o objetivo de se posicionar no mercado do crioulo como uma alternativa genética para a maioria da cabanhas, onde predominam descendentes da linhagem considerada a mais importante da raça.

— Achavam que éramos loucos, mas deu certo. É o nosso diferencial. Cavalo sem sangue Hornero com performance no Freio é basicamente aqui — observa José Antônio.

A equação do êxito da cabanha, no entanto, não se resume ao esmero na seleção genética e conta o talento de outra figura decisiva. Todas as vitórias tiveram Milton Castro nas rédeas das éguas vencedoras, o que o torna também o ginete com o maior número de títulos na competição.

— O Milton veio trabalhar com a gente pela segunda vez em 1993, depois de uma curta passagem entre 1989 e 1990, e no ano seguinte já conquistamos o primeiro freio — conta José Antônio, que nunca esquece de reconhecer o papel do colaborador no desempenho da cabanha, desde a escolha dos melhores animais ainda potrinhos, passando pela doma e o treinamento dos exemplares com potencial.

Além das escolhas genéticas e do treinamento, um detalhe pode fazer toda a diferença para qualquer criatório que busque resultados, assinala José Antônio. A paixão pelo cavalo, impulso para o início de toda cabanha, não pode preponderar quando o dever é sempre obter uma geração melhor do que a outra.

— Como o cavalo é apaixonante, não se pode deixar ser levado pela emoção no momento de tomar decisões — sentencia.

Na trajetória da Santa Edwiges no Freio chama a atenção o fato de todas as conquistas serem obtidas com fêmeas. A curiosidade é explicada pela estratégia comercial de vender os machos. Somente de uns anos para cá a cabanha se voltou a correr também com machos. Neste ano, por exemplo, vai à final com Feriado de Santa Edwiges, sob o comando do ginete Milton Castro.

Flavio Bastos Tellechea lidera ranking dos criadores nos 30 anos do Freio de Ouro

 LÍDER NO REGISTRO DE MÉRITO DA ABCCC

CAMPEÃO FREIO DE OURO 1983

 CAMPEÃO FREIO DE OURO 1986

CAMPEÃO FREIO DE OURO 1987

CAMPEÃO FREIO DE OURO 1989

CAMPEÃO FREIO DE OURO 1992

CAMPEÃO FREIO DE OURO 1995

CAMPEÃO FREIO DE OURO 1994

CAMPEÃO FREIO DE OURO 1997

CAMPEÃO FREIO DE OURO 2003

CAMPEÃ FREIO DE OURO 2006

A conjugação de elegância e habilidades campeiras forjada na raça ao longo dos 30 anos do Freio de Ouro teve Flavio Bastos Tellechea como personagem central. Não por acaso, lidera o ranking de criadores em razão do número de animais gerados na Cabanha Paineiras e que foram vencedores da prova. Como reconhecimento ao legado, seus sucessores estarão entre os homenageados na cerimônia especial dos 30 anos do Freio, no primeiro domingo da Expointer. Oito vencedores nasceram no criatório, em Uruguaiana, o epicentro de uma revolução que tornou o afixo BT um sinônimo de cavalo crioulo no Rio Grande do Sul.

Morto em 1990, o veterinário especializado em zootecnia subverteu o panorama crioulista no Estado a partir de 1976, quando em parceria com o também criador Dirceu Pons adquiriu garanhão chileno
La Invernada Hornero. Considerado o mais importante cavalo da história da raça no Brasil, Hornero deixou uma herança de ouro ao espalhar seu sangue de acentuadas qualidades funcionais pelas cabanhas gaúchas que, até então, privilegiavam a morfologia na seleção do crioulo. A herança genética colecionou trunfos. Quinze dos vencedores do Freio são seus filhos – sendo que, nos 10 primeiros anos de provas, foram oito primeiros lugares. O cartel faz de Hornero o líder disparado do Registro de Mérito da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que combina as qualidades morfológicas e funcionais de cada animal e o desempenho de seus descendentes.

Mas, até comprovar como reprodutor as suas virtudes, a iniciativa foi reprovada pela maioria dos criadores da época, lembra Mariana Tellechea, filha de Flavio e administradora da Paineiras.

— O Hornero foi um cavalo que revolucionou porque era um animal funcional e bastante diferente do biotipo da época. Hoje, ele seria um cavalo atual. Mas na época foi muito polêmico — recorda Mariana.

Além do protagonismo como selecionador, o conhecimento e o gosto pelo trabalho de campo também levaram Flavio a ser chamado para julgar a Exposição Funcional de Jaguarão, a partir de 1978, considerada a base conceitual das provas que viriam integrar o Freio de Ouro.

A importância da família e da marca BT para lapidar o crioulo foi reconhecida pela ABCCC. Em 1983, a prova foi batizada com o nome de Roberto Bastos Tellechea, irmão de Flavio e seu parceiro como criador nos três primeiros filhos de Hornero que ganharam a competição. Em 1990, com a morte de Flavio, a homenagem foi estendida e a competição passou a se chamar Prova Roberto e Flavio Bastos Tellechea.

CONHEÇA OS 96 FINALISTAS DO FREIO 2011

CRT GUAPO COLOCOU NESSA FINAL O MACHO E A FÊMEA COM MAIOR MÉDIA DAS CLASSIFICATÓRIAS: ASTRA JB DE PALERMO & VIRAGRO RIO TINTO
CONHEÇA OS 96 ANIMAIS FINALISTAS:

FÊMEAS

AS Malke Punhalada

Filiação: BT Jurado e Farofa do Itapororó
Criador e expositor: José Schutz Schwanck
Ginete: Marcelo Rezende Móglia
Classificatória: São Lourenço do Sul/RS (2º lugar - Média: 19,499)


Astra JB de Palermo
Filiação: CRT Guapo e Peleia JB de Palermo
Criador: Otto Jayme Beckert
Expositor: Tiago Henrique Wandscheer
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire
Classificatória: Bagé/RS (1º lugar - Média: 20,746)


Bandida da Maior
Filiação: Obelisco do Purunã e Lavanda de Santa Angélica
Criador: André Ricardo Souto Maior
Expositor: Cabanha Maior
Ginete: Roberto Castilho
Classificatória: Lages/SC (4º lugar – Média: 18,044)


Boneca da Anita
Filiação: Ganadero da Harmonia e Boneca da Harmonia
Criador: Giovana Ely Flores e Augusto Luís G. Dias
Expositor: Carla F. Musa e Onécio Silveira Prado Jr.
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire
Classificatória: Bocal de Ouro, Esteio/RS (3º lugar - Média: 19,371)


BT Tiffany
Filiação: BT Delantero e BT Dolores
Criador: Flavio Bastos Tellechea
Expositor: Marcelo e Maria da Glória Tellechea Cairoli
Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira
Classificatória: Pato Branco/PR (1º lugar - Média: 19,844)


Bugra da Santa Johanna
Filiação: Verso da Ramada e Hortelã da Ilha Bela
Criador e expositor: Douglas Rietjens
Ginete: Charles Fagundes
Classificatória: Santo Ângelo/RS (2º lugar – Média: 19,034)


Butiá Uruguaiana
Filiação: Santa Elba Comediante e Butiá Marilia
Criador e expositor: Sementes e Cabanha Butiá Ltda
Ginete: Marcelo Bertagnolli
Classificatória: Passo Fundo/RS (3º lugar - Média: 18,379)


Calandria Poral
Filiação: Santa Elba Granizo e Poral 254
Criador e expositor: Jose Maria Campiotti
Ginete: Juan Pablo Gonzalez
Classificatória: Montevidéo/ROU (6º lugar – Média: 18,942)


Cantiga de Los Campos
Filiação: Macanudo do Itapororó e Joana do Itapororó
Criador e expositor: Aldo Vendramin
Ginete: Fábio Gonçalves
Classificatória: Pato Branco/PR (4º lugar - Média: 18,686)


Capanegra Jocasta
Filiação: Hilário do Purunã e Capanegra Queimada
Criador e expositor: Fernando Dornelles Pons
Ginete: Lindor Collares Luiz
Classificatória: Repescagem Esteio/RS (2º lugar – Média: 19,040)


Coe Artiguense
Filiação: Mañanero Abanico e Mañanero Arriera
Criador e expositor: Glencoes S. G
Ginete: Marcelo Móglia

Classificatória: Montevidéu/ROU (5º lugar – Média: 19,112)


Dengosa da Bela Aliança
Filiação: Esquilador do HV e Formosa Pedrozo
Criador e expositor: Francisco Carlos Habowsky
Ginete: Thiago Augusto Habowsky
Classificatória: Brasília/DF (4° lugar – Média: 18,012)


El Embeleco Esperame
Filiação: La Amanecida Esperanto e El Embeleco Chismosa
Criador: Marcelo Rivas Alonso
Expositor: Gonçalo Porto Silva
Ginete: Onildo Gonçalves Nunes
Classificatória: Bagé/RS (4º lugar – Média: 19,688)


Fantasia Cala Bassa
Filiação: Chicão de Santa Odessa e Forquilha do Capão Redondo
Criador e expositor: Marcelo Rezende Móglia
Ginete: Marcelo Rezende Móglia
Classificatória: Bocal de Ouro, Esteio/RS (1º lugar - Média: 19,516)


Festa Campeira do Pinhal
Filiação: Piá Forasteiro e Caramela do Pinhal
Criador: Armin José Schvarcz
Expositor: Santo Izidro e Ouro Fino Crioulos
Ginete: Raul Lima
Classificatória: Repescagem Esteio (4º lugar – Média 18,393)


Granfina da Reconquista
Filiação: BT Malacara e Viúva Negra da Reconquista
Criador: Eduardo e Marcelo Tellechea Cairoli
Expositor: Marcelo e Maria da Glória Tellechea Cairoli
Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira
Classificatória: Lages/SC (2º lugar – Média: 18,765)


Guapa 72 do Cerro Velho
Filiação: La Frontera Tormento e Oba do Painel
Criador: Lizandro Paz Lopes
Expositor: Bruno Berwig Tombini
Ginete: Charles Fagundes
Classificatória: Passo Fundo/RS (1º lugar - Média: 19,283)


Herança do Carrachi
Filiação: La Invernada Pascuero e Barbarela do Itapororó
Criador: Altemo Gomes de Oliveira
Expositor: Aldo Vendramin
Ginete: Fábio Teixeira da Silveira
Classificatória: Bagé/RS (2º lugar - Média: 20,702)


Hortelã do Recanto Crioulo
Filiação: Desgarrado do Recanto Crioulo e Madressilva do Telho Chico
Criador: Darlei Hess
Expositor: Adelmo Hess
Ginete: Daniel Cunha
Classificatória: Pato Branco/PR (3º lugar - Média: 19,114)


Ibiza de São Manoel
Filiação: BT Johnnie Walker do Junco e Carpeta de Pai Passo
Criador e expositor: Ricardo Alvarez
Ginete: Gabriel Marty
Classificatória: São Lourenço do Sul/RS (3º lugar - Média: 19,188)


Iracema do Pahecan
Filiação: Rodopio de Santa Edwiges e Cheyene do Pahecan
Criador: Egídio H. Reali e Paulo R. Reali
Expositor: Paulo Ronei Reali e Thiago Merck Reali
Ginete: Filipe Silveira de Ávila
Classificatória: Passo Fundo/RS (2º lugar - Média: 18,587)


Jaguel Fronteriza
Filiação: Jaguel Tormentoso e Jaguel Victoria
Criador e expositor: Green Belt S.A.
Ginete: Claudio Fernandez
Classificatória: Montevidéu/ROU (3º lugar – Média: 19,219)


Joaquina da Bezinha
Filiação: Faço-Gosto da Bézinha e Codiciada Fortin
Criador e expositor: Paulo Roberto Borges Silveira
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire
Classificatória: Lages/SC (1º lugar – Média: 18,953)


Ketacada Tupambaé
Filiação: Taco de São Bibiano e São Martim Redoblada
Criador e expositor: Oswaldo Dornelles Pons
Ginete: José Fonseca Macedo
Classificatória: Brasília/DF (3º lugar – Média: 18,014)


Luma da Boa Vista
Filiação: Chicão de Santa Odessa e Dunga da Glória
Criador: Fazenda Boa Vista
Expositor: Fernando Alberto Scholze
Ginete: Fábio Teixeira da Silveira
Classificatória: Camaquã/RS (1º Lugar - Média: 19,681)


Maquena Queñita
Filiação: Santa Elba Bellaco e Santa Rosario Monona
Criador: Italo Zunino Muratori
Expositor: Maria Aparecida Lopes de Almeida Cenacchi
Ginete: Reinaldo Silveira
Classificatória: Santo Ângelo/RS (3º lugar – Média: 18,531)


Marca Três Bela Vista
Filiação: LS Balaqueiro e Crioula da Marca Três
Criador: Cayetano Maestropablo de Souza
Expositor: José Luiz Tridapalli
Ginete: Lindor Collares Luiz
Classificatória: Bagé/RS (5º lugar - Média: 19,366)


Nevada da Oca
Filiação: Butiá Guarani e LS Urtiga
Criador: Oto Breier
Expositor: Gustavo Alves Chanin
Ginete: Daniel Cunha
Classificatória: Brasília/DF (2º lugar – Média: 18,192)


Niazzi Cambona
Filiação: Jurado de Santa Adriana e Dama das Mercedes
Criador e expositor: Tiago Antoniazzi
Ginete: Lindor Collares Luiz
Classificatória: Santo Ângelo/RS (4º lugar – Média: 18,424)


Nuvencita do Infinito
Filiação: Cônsuelo do Infinito e Hematita do Infinito
Criador e expositor: Roberto Sidney Davis Júnior
Ginete: José Fonseca Macedo
Classificatória: Bocal de Ouro, Esteio/RS (5º lugar - Média: 19,079)


Piazita do Infinito
Filiação: Cônsuelo do Infinito e Piá Libertá
Criador: Roberto Sidney Davis Júnior
Expositor: Elton José Barreto Enick
Ginete: Marcio Maciel
Classificatória: Camaquã/RS (3º lugar - Média: 18,598)


PO Ucrânia
Filiação: Lutador do Purunã e Garbosa da 3J
Criador: Gonçalo Porto Silva
Expositor: Volmir Jose Colla
Ginete: Antonieto Rosa
Classificatória: Montevidéu/ROU (1º lugar - Média: 20,065)


PO Una Más
Filiação: Lutador do Purunã e Entrosada do Junco
Criador e expositor: Gonçalo Porto Silva
Ginete: Onildo Gonçalves Nunes
Classificatória: Repescagem Esteio/RS (3º lugar – Média: 18,861)


Rapariga do Amanhecer
Filiação: Nácar do Purunã e Sendero Luna Llena
Criador e expositor: Fábio Bellotti Moura
Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira
Classificatória: Bagé/RS (3º lugar – Média: 20,392)


Resenha de Sol de Maio
Filiação: BT Inteiro do Junco e Habanera de Sol de Maio
Criador: Agro Pecuária Sol de Maio Ltda.
Expositor: Norberto Ullmann Filho e Poliani Naressi
Ginete: Rodrigo Nunes
Classificatória: Santo Ângelo/RS (1º lugar – Média: 19,594)


Respeitada da República
Filiação: Camb Toncho e Jogatina da República
Criador: Luiz Felipe Martins Bastos
Expositor: Luiz Felipe Martins Bastos e Helio Ribeiro
Ginete: José Fonseca Macedo
Classificatória: Bocal de Ouro, Esteio/RS (4º lugar - Média: 19,325)


Ressolana do Purunã
Filiação: Hércules do Purunã e Denúncia do Itapororó
Criador e expositor: Mariano Lemanski
Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira
Classificatória: Camaquã/RS (2º lugar - Média: 19,143)


RZ Rama Negra da Carapuça
Filiação: BT Lamborguine e BT Dorotéia do Junco
Criador: Rubens Elias Zogbi
Expositor: Aldo Vendramin e Jayme Monjardim Matarazzo
Ginete: Fábio Teixeira da Silveira
Classificatória: Pato Branco/PR (2º lugar - Média: 19,190)


RZ Reclusion da Carapuça
Filiação: BT Lamborguine e RZ Africana
Criador: Rubens Elias Zogbi
Expositor: Leandro Williams Purcallas e Jorge R. Purcallas
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire
Classificatória: Repescagem Esteio/RS (1º lugar – Média: 19,657)


Sananduva do Salton
Filiação: AS Malke Cartucho e Setária do Rincão do Barreto
Criador e expositor: Paulo Murilo Barreto Dias Lopes
Ginete: Marcio Maciel
Classificatória: São Lourenço do Sul/RS (1º lugar - Média: 20,480)


Sintonia do Purunã
Filiação: Muchacho de Santa Angélica e Lilica do Purunã
Criador e expositor: Mariano Lemanski
Ginete: Vagner Jesus Neumeister
Classificatória: Lages/SC (3º lugar – Média: 18,488)


SR Tertulia
Filiação: Respeito Tupambaé e SR Milonga
Criador: Luiz Maggi Linhares
Expositor: Ailton Batista dos Santos
Ginete: Éverton de Deus Valim
Classificatória: Brasília/DF (1º lugar – Média: 19,116)


Tinideira do Purunã
Filiação: Muchacho de Santa Angélica e Lenda do Purunã
Criador: Mariano Lemanski
Expositor: Cabanha Cola Crioula
Ginete: Antonieto Rosa
Classificatória: Bocal de Ouro, Esteio/RS (2º lugar - Média: 19,427)


Três Pontas Guapa
Filiação: Campana Farrapo e BT Demônica
Criador e expositor: Luiz Mierczynski Neto
Ginete: Lindor Collares Luiz
Classificatória: Montevidéu/ROU (4º lugar – Média: 19,166)


Tropilha do Purunã
Filiação: Dom Carrasco do Purunã e Lichiguana do Purunã
Criador e expositor: Mariano Lemanski
Ginete: Vagner Jesus Neumeister
Classificatória: Passo Fundo/RS (4º lugar - Média: 18,264)


Uma e Pico da Tamanca
Filiação: BT Delantero e Bailarina de São Thomé
Criador e expositor: Lauro Cardoso Terra e filhos
Ginete: Filipe Silveira de Ávila
Classificatória: Montevidéu/ROU (2º lugar – Média: 19,392)


Unha 295 Maufer
Filiação: Mañanero Jalisco e BT Hasta La Vista
Criador e expositor: Maurício e Fernando Lampert Weiand
Ginete: Nei Eduardo Rodrigues Lima
Classificatória: São Lourenço do Sul/RS (4º lugar - Média: 19,010)


Vira Vira 360 Maufer
Filiação: Natan do Itapororó e Querida 123 Maufer
Criador: Maurício e Fernando Lampert Weiand
Expositor: Marcos e Marcelo Lopes
Ginete: Everton de Deus Valim
Classificatória: Camaquã/RS (4º lugar - Média: 18,512)


MACHOS
Abre Cancha da OnicronFiliação: Pergaminho AA e Quina Tupambaé
Criador e expositor: José Eduardo Bueno
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire
Classificatória: Bocal de Ouro, Esteio/RS (3º lugar - Média: 19,181)


Água de Los Campos y Maquena Criterioso
Filiação: Lo Miranda On Ramo e Santa Rosário Monona
Criador: Italo Zunino Muratori
Expositor: Francisco Kessler Fleck e Paulo Roberto Souto
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire
Classificatória: Camaquã/RS (3º lugar - Média: 19,654)


AS Malke Pampa
Filiação: Jalisco de Santa Angélica e Cantina de Santa Angélica
Criador: Agro Pecuária Schwanck Ltda.
Expositor: José Schutz Schwanck
Ginete: Gabriel Marty
Classificatória: Santo Ângelo (4º lugar – Média: 19,432)


Bagunceiro 24 da Trovador
Filiação: BT Lucero e BT Olada
Criador: Neri, Adriano e Guilherme Mallmann
Expositor: Adriano, Raquel e Guilherme Mallmann
Ginete: Marcelo Rezende Móglia
Classificatória: Camaquã/RS (1º lugar - Média: 19,950)


Balaço 08 Motolândia
Filiação: Santa Elba Comediante e Milonga Perau
Criador: Motolândia Agropecuária Ltda.
Expositor: Mario Carrere Pons
Ginete: Pablo Durán
Classificatória: Montevidéu/ROU (4º lugar – Média: 19.171)


Balaqueiro do Nonoai
Filiação: SBT Custódio e Etiqueta Tambaé
Criador: Fábio Vaccaro
Expositor: Condominio Balaqueiro
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire
Classificatória: Bocal de Ouro, Esteio/RS (2º lugar - Média: 19,385)


BT Quebra Quebra II
Filiação: BT Delantero e BT Lentilha
Criador: Flavio Bastos Tellechea
Expositor: Jean Carlo Santos Mendes e Jaime Bica de Freitas
Ginete: Fábio Teixeira da Silveira
Classificatória: Santo Ângelo/RS (2º lugar – Média: 19,686)


Campana Rumo Certo
Filiação: BT Faceiro do Junco e Gringa do Aceguá
Criador: Mário Moglia Suñe
Expositor: José Luiz Marona Pons
Ginete: Raul Lima
Classificatória: Bocal de Ouro, Esteio/RS (4º lugar - Média: 18,634)


Capanegra Martin Fierro
Filiação: LS Balaqueiro e Capanegra Vespúcia
Criador e expositor: Fernando Dornelles Pons
Ginete: Roberto Carlos Ferraz Duarte
Classificatória: Bagé/RS (3º lugar – Média: 19,221)


Cerro Campero Velhaco
Filiação: Gago de Santa Angélica e Capela Fiadora
Criador: Giulianno Chemin Spréa
Expositor: Empreendimentos Agropecuários Rio Bonito Ltda.
Ginete: Valdomiro da Rocha
Classificatória: Pato Branco/PR (3º lugar - Média: 19,852)


Cinchador Rio Negro
Filiação: Chasque Capitão e Campana Kasta
Criador: Aldo José Tavares dos Santos, Bagé/RS
Expositor: Cabanha Legenda Campeira e Estância Santa Isabel
Ginete: Miguel Souza
Classificatória: Brasília/DF (4º lugar – Média: 18,998)


Coronel 666 Maufer
Filiação: BT Faceiro do Junco e Carpeta do Strass
Criador e expositor: Maurício e Fernando Lampert Weiand
Ginete: Nei Eduardo Rodrigues Lima
Classificatória: Pato Branco/PR (4º lugar - Média: 19,654)


Desgarrado do Portal Gaúcho
Filiação: Santa Elba Señuelo e Irmã do Infinito
Criador: José Luiz Teixeira Marcantonio
Expositor: Tiago Henrique Wandscheer
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire
Classificatória: Bagé/RS (4º lugar – Média: 19,170)


Diamante do Recanto Crioulo
Filiação: Tordilho do Junco e BT Inveja do Junco
Criador: Adelmo Hess
Expositor: Fernando Evers
Ginete: Eder Ricardo de Castro Salgueiro
Classificatória: Lages/SC (1º lugar – Média: 19,743)


Esquinazo do Monte Bello
Filiação: La Frontera Tormento e Valdívia do Capão Grande
Criador: CZ Negócios e Participações Ltda.
Expositor: Sérgio Luiz Santos de Sá
Ginete: João Furtado
Classificatória: Camaquã/RS (4º lugar - Média: 19,445)


Faceiro do Recanto Crioulo
Filiação: Balconero do Recanto Crioulo e BT Clareira do Junco
Criador: Darlei Hess, Barra Velha/SC
Expositor: Mario Sune, Manuel e Renato Sarmento e Adelmo Hess
Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira
Classificatória: Bagé/RS (1º lugar – Média: 20,167)


Faconaço da Charqueada
Filiação: Santa Elba Señuelo e Tinajera Mancha Rara
Criador: Motolândia Agropecuária Ltda.
Expositor: Jacó Edmundo Weiand
Ginete: Fábio Teixeira da Silveira
Classificatória: São Lourenço do Sul/RS (4º lugar - Média: 19,319)


Feriado de Santa Edwiges
Filiação: Rodopio de Santa Edwiges e Víbora de Santa Edwiges
Criador e expositor: Daniel Anzanello
Ginete: Milton Castro
Classificatória: São Lourenço do Sul/RS (2º lugar - Média: 19,657)


Garboso do Recanto Crioulo
Filiação: Carimbo de Santa Angélica e Baronesa do Recanto Crioulo
Criador: Darlei Hess
Expositor: Tiago Fracaro e Adelmo Hess
Ginete: Daniel Cunha
Classificatória: Pato Branco/PR (5º lugar – Média: 19,236)


General da Reiúna
Filiação: BT Hermes e Anahy da Reiúna
Criador e expositor: Ricardo Bassotto
Ginete: Miguel Souza
Classificatória: Repescagem Esteio/RS (3º lugar – Média: 18,614)


Granero Chico
Filiação: Habanero Chico e Amapola Chico
Criador: Manuel Rossell Sarmento
Expositor: Rivaldo Antonio Macari e Fos e Alexandre Rodrigues
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire
Classificatória: Brasília/DF (2º lugar – Média: 19,562)


Hecho a Mano da Recalada
Filiação: Entrevero Charrua e Hermosa de Santa Angélica
Criador: Fábio Langlois Ruivo
Expositor: Andres Gustavo Macedo Martins
Ginete: Lindor Collares Luiz
Classificatória: Montevidéu/ROU (2º lugar - Média: 19,774)


Huila da Boa Vista
Filiação: Chicão de Santa Odessa e Greda do Juncal
Criador: Fazenda Boa Vista
Expositor: Fábio Camargo, Leandro Vieira e Juliano Kurten
Ginete: Francisco Kras Alves
Classificatória: Repescagem Esteio/RS (4º lugar – Média: 18,578)


Hulk do TNT
Filiação: BT Faraó e Taipa de Santa Margarida
Criador: Stud TNT
Expositor: Sílvio Luis Rickes
Ginete: Marcelo Rezende Móglia
Classificatória: Passo Fundo/RS (1º lugar - Média: 18,564)


Idioma Tupambaé
Filiação: Cincerro de Santa Angélica e Dachila Tupambaé
Criador: Oswaldo Dornelles Pons
Expositor: Luciano de Oliveira Silva
Ginete: Jackson Fonseca
Classificatória: Brasília/DF (5º lugar - Média: 18,834)


Jalisco dos Três Pinhais
Filiação: BT Harmônico e Delicada de Santa Angélica
Criador e expositor: Vilson Aozane Bilibio
Ginete: Rodrigo Nunes
Classificatória: Santo Ângelo/RS (5º lugar - Média: 18,828)


JCL Descuido
Filiação: BT Fidalgo e Campana Dona-Mala
Criador: Cabanha JCL
Expositor: Condomínio Descuido, Cabanha São José e Gilbert Munhoz
Ginete: Maurício Niquel
Classificatória: Camaquã/RS (2º lugar - Média: 19,849)


João Louco do Relento
Filiação: Tostão do Junco e Perdigona do Relento
Criador: Florduarte Damázio Marques Balbé
Expositor: Felipe e Suzana Teresinha Pelegrini Moraes
Ginete: Alexandre Pedroso Grabher
Classificatória: Brasília/DF (3º lugar – Média: 19,022)


La Passion Brilhante
Filiação: Pozo Azul Deslinde e Milionária 181 do Barulho
Criador: Francisco M. Bastos e Jayme M. Matarazzo
Expositor: Dean Jaison Eccher
Ginete: Hercules Almeida
Classificatória: Pato Branco/PR (1º lugar - Média: 20,645)


Lanceiro Simpatia
Filiação: Santa Elba Señuelo e BT Geada
Criador: Condomínio Rural Waldyr Leite Paiva & FO
Expositor: Marcelo Berrutti
Ginete: Filipe Silveira de Ávila
Classificatória: Repescagem Esteio/RS (1º lugar – Média: 19,184)


Lindo Nene Cala Bassa
Filiação: Candidato Simpatia e Laranjeira Cardeal
Criador: Marcelo Rezende Móglia
Expositor: Vanderlei Maurer
Ginete: Cassio Jardim
Classificatória: Santo Ângelo/RS (3º lugar – Média: 19,472)


Los Hermanos Cimarron
Filiação: Ganadero da Harmonia e Quatiara da São Leopoldo
Criador: Fernando Moraes de Mello e Irmãos
Expositor: Cabanha do Pontal, Estância Nazareth e Itapitocai, Cabanha HMP e Cabanha CB
Ginete: José Fonseca Macedo
Classificatória: São Lourenço do Sul/RS (1º lugar - Média: 19,784)


Macho Picho do Salero Velho
Filiação: Itaqui do Salero Velho e Escandalosa Fortin
Criador e expositor: Eldiomar Benedito Chipanski
Ginete: Felipe Chipanski
Classificatória: Pato Branco/PR (6º lugar - Média: 19,082)


Maneador II de Nazareth
Filiação: Rebuliço da Tradição e Formosa 8789 de Santa Ângelo
Criador e expositor: Luiz Antônio Martins Bastos
Ginete: José Fonseca Macedo
Classificatória: Brasília/DF (6º lugar – Média: 18,681)


Martin Fierro do Infinito
Filiação: Santa Elba Señuelo e Bomba de Santa Arminda
Criador e expositor: Roberto Sidney Davis Júnior
Ginete: José Fonseca Macedo
Classificatória: São Lourenço do Sul/RS (5º lugar - Média: 19,162)


Nativo do HB
Filiação: Nobre Tupambaé e Bailarina do Agabe
Criador e expositor: Hamilton Brum Bulcão
Ginete: Pedro Móglia
Classificatória: Montevidéu/ROU (3º lugar – Média: 19,768)


Nobre da Quitaúna
Filiação: Jaboti do Infinito e Charrua do Itapororó
Criador e expositor: Paola Bacchin Schneider
Ginete: Raul Lima
Classificatória: São Lourenço do Sul/RS (3º lugar - Média: 19,330)


Piraí 1511 do Candidato
Filiação: Candidato Simpatia e Firmeza 125 do Papito
Criador: Paulo Tavares Móglia
Expositor: Paulo Tavares Móglia e Éber Machado
Ginete: Marcelo Rezende Móglia
Classificatória: Santo Ângelo/RS (1º lugar – Média: 20,036)


Piraí 1533 do Honesto
Filiação: Honesto Simpatia e Santa Thereza Fisga
Criador: Paulo Tavares Móglia
Expositor: Paulo Tavares Móglia, Adriano, Raquel, Guilherme Malmann
Ginete: Sergio Augusto Ferraz
Classificatória: Bagé/RS (2º lugar – Média: 19,331)


Pirata do Itapevy
Filiação: Cônsuelo do Infinito e Espoleta do Itapevy
Criador e expositor: Ana Maria I. Matas e Vicente D. Matas
Ginete: Valério Moura
Classificatória: Repescagem Esteio/RS (2º lugar – Média: 18,717)


Quatrilho do Purunã
Filiação: Dom Carrasco do Purunã e BT Baronesa
Criador: Mariano Lemanski
Expositor: José Thomaz Larratea Arduvino e filhos
Ginete: Marcio Maciel
Classificatória: Pato Branco/PR (2º lugar - Média: 19,972)


Quem Te Vê da Água Funda
Filiação: Santa Elba Señuelo e Chimarrita do Ivay
Criador: Henrique José de Queiroz Marim Teixeira
Expositor: Condomínio Quem Te Vê
Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira
Classificatória: Lages/SC (3º lugar – Média: 19,107)


RZ Revuelto Cristal da Carapuça
Filiação: Chicão de Santa Odessa e BT Abadessa
Criador: Rubens Elias Zogbi
Expositor: Luizantero Peixoto e Filhos e Vitelio Rigão
Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira
Classificatória: Bocal de Ouro, Esteio/RS (1º lugar - Média: 19,782)


Sussurro do Purunã
Filiação: OK Mandrake e Lenda do Purunã
Criador: Mariano Lemanski
Expositor: Roberto Sandrini Cascaes
Ginete: Fábio Teixeira da Silveira
Classificatória: Lages/SC (4º lugar – Média: 18,870)


Tamboré do Purunã
Filiação: BT Butiá e Faceira II do Itapororó
Criador: Mariano Lemanski
Expositor: Diego de Lucena Zanandréa
Ginete: Flávio de Borba Pereira
Classificatória: Brasília/DF (1º lugar – Média: 19,815)


Tango II do Passo FundoFiliação: Intendente do Inhanduvá e Jararaca do Passo Fundo
Criador: Evaristo Tagliari Neto
Expositor: Josemar Sgorla
Ginete: Charles Fagundes
Classificatória: Camaquã/RS (5º lugar – Média: 18,811)


Ulisses 350 Maufer
Filiação: Santa Elba Comediante e Imperatriz 06 do Maufer
Criador: Maurício e Fernando Lampert Weiand
Expositor: Ailton Batista dos Santos
Ginete: Everton de Deus Valim
Classificatória: Lages/SC (2º lugar – Média: 19,496)


Viragro Rio Tinto
Filiação: CRT Guapo e Respeitosa de Santa Angélica
Criador: Viragro Agropecuária Ltda.
Expositor: Condomínio Rio Tinto
Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira
Classificatória: Montevidéu/ROU (1º lugar – Média: 20,745)

terça-feira, 9 de agosto de 2011

EXPOINTER 2011 está chegando!

Em menos de 20 dias começa a maior feira agropecuária da América Latina, a EXPOINTER 2011!
A exposição internacional reúne muitos animais, de várias espécies, entre equinos, bovinos, suínos, ovinos, aves, coelhos... e o mais importante, são animais de alto valor genético e comercial. Para preservar a integridade das estrelas da festa, são necessários seguir alguns procedimentos para a entrada deles na feira.

Ingresso de Equídeos: Será exigido exame negativo para diagnóstico de AIE realizado no máximo 60 dias antes do evento;
A resenha do exame para diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina deverá assegurar a identificação do responsável pelo exame e do animal contendo uma descrição gráfica de todas as marcas do equídeo de forma completa e acurada;
Animais procedentes de estabelecimentos e/ou entidades com Certificado de Controle de AIE devidamente comprovado terão exames aceitos com prazos de até 180 dias da data de início do evento;

Será dada ESPECIAL ATENÇÃO à presença de fungos e papilomas nas orelhas.

Obs.: A administração do parque salienta ainda que o recebimento de animais, entre 22/08 e 26/08 ocorrerá entre 6h e 0h, sendo recomendável que os produtores interessados sejam avisados afim de evitar transtornos, considerando que não haverá exceções.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Muita qualidade marcou a EXPO INCENTIVO!

Sucesso total na I Expo Incentivo da Nova Santa Rita, realizada no último sábado na cancha do Milico.
Mesmo com mau tempo, chuvisqueiro e bastante frio, participaram 85 animais de várias cidades da região e de fora, apresentando muita qualidade. A exposição distribuiu 8 mil reais em prêmios!

GRANDE CAMPEÃ E MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA
BOX 42 - MARCONI ITALIANA - Por Damasco da Ouro Branco x JA Espoleta.
Expositor: Cabanha Marconi - Santana do Livramento

 GRANDE CAMPEÃO
BOX 36 - ARREBOL II DO PURUNÃ - Por Del Oeste Mutante x Estrela de São Chico
Expositor: Cabanha Fazenda da Serra - Canela