VISUALIZAÇÕES DA PÁGINA

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SE MARCHAR, NÃO É CRIOULO


O regulamento do Freio de Ouro, com 144 artigos e centenas de parágrafos,manda eliminar da prova de andadura o cavalo marchador, "por não ser a marcha uma andadura própria da raça crioula". É o que diz o minucioso parágrafo único do Artigo 49. E os jurados não perdoam: não só retiram o animal da competição como lhe cassam o registro definitivo na ABCCC.

A penalização da marcha é uma contradição aparente num animal valorizado pelo trote, mas na realidade o cavalo marchador é considerado defeituoso, porque trota de patas trocadas, de tal forma que sua andadura não rende o serviço.
Além disso, ele se atrapalha ao saltar, sendo por isso tradicionalmente descartado pelo Exército, um dos principais interessados na criação de um cavalo de qualidade.

Nas provas do Freio, o trote vale oito, o dobro do galope (quatro), que pontua mais do que o tranco (passo), que soma apenas três pontos.
Essa contagem faz sentido numa raça mais procurada para o serviço cotidiano junto ao gado do que para passeios ou corridas. 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


Como uma apaixonada por cavalos, por rodeios, pelo laço e tudo que envolve esse meio, acho importante expressar a minha opinião referente a essa 'loucura' que estão fazendo, que é tentar acabar com os rodeios.
Sou estudante do 6º semestre de Medicina Veterinária e sei muito bem diferenciar uma lida de campo, uma lida de gaúcho de maus tratos aos animais.

As vezes eu fico pensando e não consigo acreditar em tamanha ignorância das pessoas, sim, com todo respeito, isso já virou ignorância... Um deputado, que deveria ser uma pessoa estudada, querendo inventar lei de que um bovino não pode ser perseguido (alegando que isso maltrata o animal), querendo acabar com os rodeios, e falando até no Freio de Ouro. Ele acha que a economia do país gira em torno do que? Só comida e gasolina?! Deveriam começar a seguir os exemplos BONS de outros países, nos Estados Unidos o mercado do cavalo está em 3º lugar!

Quem leu a postagem de ontem, viu que somente o Cavalo Crioulo, gera em torno de 238 mil postos de trabalho... Acabando com os rodeios, quem vai dar emprego pra todo esse povo?! Onde vão parar os veterinários de equinos, domadores, ferradores, cabanheiros, proprietários de correarias, guasqueiros, fotógrafos especializados nesses eventos, leiloeiros de equinos, juízes de provas, narradores, caminhoneiros que fazem os fretes . . . Entre tantos outros envolvidos direta e indiretamente ao mundo do cavalo?!

Eu amo os animais, de todas as espécies e não admito um animal ser maltratado, judiado. Quer proteger os animais, os que REALMENTE PRECISAM, ótimo, está cheio de ONG pra tudo que é lado, peguem todos os cachorros e gatos de rua, tratem, castrem e CUIDEM, peguem todos esses cavalos que estão jogados a míngua, tratem, castrem os cuiudos e CUIDEM, afinal, o dinheiro público é NOSSO, nós que pagamos horrores de impostos... Usem o NOSSO dinheiro para cuidar dos animais que realmente precisam. Nossos cavalos de rodeio, o gado de rodeio, nós cuidamos!

Os animais devem ter vida de ANIMAL, botar sapato num cachorro é uma coisa normal? Bom pra saúde dele? Como futura veterinária, digo que NÃO! 
Os animais morrendo nas secas do Nordeste, sem água e sem comida... O poder público podia muito bem se preocupar com isso e ajudar aquele povo e seus animais, que realmente precisam.

E além dos animais, existem muitas pessoas que necessitam de ajuda, hospitais sem leitos, pessoas morrendo de fome, ataques terroristas em SC, sim terroristas,violência, violência, violência.... corrupção, roubos e além de tudo isso, estão tirando todos os brasileiros pra besta, diminuindo o valor da luz, aumentando a gasolina e Renan Calheiros no poder! Isso é Brasil!!! Tudo isso acontecendo, e ainda estão preocupados em acabar com os rodeios . . . 

E só pra terminar... Acidentes acontecem, sim, em qualquer lugar... Bovinos podem se machucar durante um evento, até escapar, cavalos também se machucam, isso é normal... Não queria tocar no assunto, mas é impossível, 238 pessoas morreram da maneira mais estúpida e trágica no último dia 27 de janeiro, por culpa de quem?!  Isso, é maltratar as PESSOAS, famílias destruídas, abaladas, inconsoláveis!


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013