VISUALIZAÇÕES DA PÁGINA

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CAVALOS CRIOULOS ABANDONADOS - REVOLTANTE!

Vítimas de muita crueldade

Abandonados pelo dono, mais de 30 cavalos crioulos morreram de fome em cabanha

Animais que ainda resistem aos maus-tratos estão muito magros

O mau cheiro gerou a denúncia de um crime ambiental com requintes de crueldade na Região. Fiscais do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Caçapava do Sul foram verificar qual era o motivo da queixa anônima e testemunharam uma cena de covardia. Cerca de 70 cavalos crioulos foram abandonados sem comida na Cabanha Maldonado, localizada a 32 quilômetros da sede do município de Caçapava do Sul. Há seis meses sem aparecer na propriedade, os donos deixaram os animais aos cuidados de dois empregados, que afirmam não receber salário desde abril.

Conforme um dos empregados, José Artidor Fontoura Bitencourt, 24 anos, dívidas teriam levado os proprietários a abandonar os animais:

Os cavalos estariam penhorados na Justiça. Por isso, não se preocupavam mais em dar comida. Em junho, pararam de mandar dinheiro para comprarmos ração. Recebemos a liberação para soltar os cavalos no campo, mas o pasto de 40 hectares não é suficiente para mais de 60 cavalos. A mulher do dono disse para nós: "pode deixar morrer que, quando a situação melhorar, eu compro tudo de novo".

A equipe da prefeitura, que entrou na fazenda e fez as fotos publicadas na capa do Diário e nesta página, encontrou, além de quase 30 carcaças de cavalos, outros 42 animais vivos, em situação deplorável. Os cavalos de raça, acostumados com ração abundante e cuidados médicos, sentiram a falta de tratamento.

"Eles estão passando fome, estão magros, e não sei até quando ainda vão sobreviver" contou uma das fiscais, que não quis se identificar.

"É triste ver uma cena assim, mas nós não tínhamos o que fazer. Não tinha mais remédio, ração e mesmo pasto. Só água para dar para os cavalos" desabafa Bitencourt, que foi despedido no dia 29 de setembro, segundo ele, sem receber nada.

Denúncia. A prefeitura denunciou os donos da cabanha ao Ministério Público de Caçapava do Sul. O promotor João Ricardo Santos Tavares recebeu a denúncia na sexta-feira. De acordo com o documento, uma mulher que se identificou como sócia administradora da cabanha afirmou que os cavalos já não seriam mais de sua propriedade, mas estavam penhorados em um processo que corre na Justiça Federal Criminal, em Porto Alegre:
Vou pedir para o registro de imóveis de Caçapava o nome dos proprietários, pois na denúncia só constam a fazenda e a localidade. Assim que tivermos o nome dos proprietários, eles responderão por crime ambiental de submeter animais à crueldade. Vamos informar à Justiça Federal das más condições dos animais. Se eles estão em poder da Justiça, deixá-los à míngua é tentativa de fraude.

Bitencourt forneceu ao Diário o telefone do dono da cabanha, que mora em Porto Alegre. A reportagem tentou ligar por mais de 10 vezes para o número, na sexta-feira, mas não foi atendida. Na denúncia da prefeitura, não consta o nome dos responsáveis pelos animais. O Diário tentou contato com a procuradora federal Claudia Paim, responsável pelo processo no qual os animais estariam penhorados, mas ela não pôde atender às ligações.

 Equipe da prefeitura que foi até o local encontrou diversos animais mortos...
...e já em avançado estado de decomposição.

FOTOS EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL DA PREFEITURA DE CAÇAPAVA DO SUL, DIVULGAÇÃO

 
FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA
JULIANA GELATTI|ESPECIAL

Um comentário: