VISUALIZAÇÕES DA PÁGINA

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Manejando um garanhão

Os garanhões, em função do seu comportamento viril e do seu alto valor comercial, são manejados individualmente.
No haras ele deve possuir uma cocheira própria de aproximadamente 3,5 x 3,5 m, bem segura para prevenir acidentes, ventilada, abrigada contra o frio e a chuva, com um cocho para água, um para sal e outro para ração. Ou possuir um piquete próprio cercado com tábuas, sombreado, com um cocho para água, sal e ração. O piquete deve possuir aproximadamente 0,25 hectare de área.
Os garanhões mantidos em piquetes devem ser periodicamente manejados. Deve ser feito o casqueamento e a higiene periódica dos cascos, evitando problemas como rachaduras e as “brocas”. Deve observar qualquer alteração no animal como feridas ou carrapatos e trata-los quando necessário.
Os garanhões mantidos em baias devem possuir uma cama sempre limpa, um ambiente calmo e precisa de uma alimentação correta, já discutida sua importância na outra reportagem. Cuidados com crina e cauda e escovação do pêlo devem ser feitas diariamente. Outro ponto importante é o exercício, nunca deixem de impor exercícios a eles, pois alem de manter a forma física satisfatória, o exercício diminui o stress e é um estimulante do apetite. Assim eles devem ser soltos em piquetes, trabalhados em redondel ou montados.
Quanto ao exercício, não existem regras, pois as características individuais de cada cavalo é que devemos observar diariamente, para obtermos um programa ideal de condicionamento físico.

Um bom exercício para o garanhão é ele ser montado. Vários garanhões continuam treinando ou competido na sua modalidade, assim o manejo é feito para um cavalo atleta.
Mas podemos utilizar outra opção, que é trabalha-lo em um redondel diariamente por 10 a 20 minutos, em trote ou galope, trabalhando a metade do tempo para cada lado, igualando assim, o trabalho muscular do lado direito com o esquerdo. Ou podemos optar pelo autotrabalho, ou seja, o garanhão ser solto sozinho, durante 1 ou 2 horas em um piquete seguro.
Estes manejos devem ser aplicados durante o ano inteiro, alterando um pouco na época da estação de monta, onde é aconselhável o garanhão ter o sêmen coletado ou fazer a monta natural em dias alternados. Caso utilize a monta natural, o garanhão pode montar em mais de uma égua no dia da reprodução e repousar no outro, poupando o reprodutor para seu melhor rendimento na temporada, sempre com ajuda do seu médico veterinário.
Os garanhões são cavalos dóceis e fáceis de manejar, desde que sejam trabalhados corretamente, respeitando seus instintos e buscando sua confiança.


FONTE: Bruno Bonin
Médico Veterinário de Eqüinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário