Em razão da presença total de 79 animais, somente dois machos e duas fêmeas conseguiram o passaporte para a Exposição Morfológica da Expointer, realizada em Esteio/RS, no mês de agosto. Entre os presentes, avaliados pelo jurado Cássio de Souza Bonotto, o cavalo Rebuliço da Primavera e a égua JA Guadalupe, foram os Grandes Campeões.
O macho, que na disputa final ainda recebeu a escarapela de Melhor Exemplar da Raça, foi descrito pelo jurado como um animal de ótimas angulações, com boa frente e avanço de patas. “Já faz um tempo que conheço este cavalo, de outras exposições, e acredito que hoje ele está no seu melhor momento, apesar de já ter andado muito bem na FICCC e na própria Expointer”, disse.A melhor fêmea, JA Guadalupe, que também já esteve na Expointer, foi qualificada por Bonotto como: “uma égua que dá vontade de montar”. O jurado destacou nela a sua leveza ao caminhar, as angulações e o expressivo selo racial. “É um animal com um andar excelente, leve, que se apresentou muito bem”, completa.
A égua gateada, no entanto, já havia garantido a sua vaga na final de Esteio na passaporte de Pelotas/RS, quando foi a 3ª Melhor Fêmea. “Naquela ocasião ela não estava preparada como eu gostaria e, por isso, queria testá-la em outra pista, mais próximo da Expointer. Agora estou mais otimista pois acredito que atualmente ela está no seu ápice”, afirmou o expositor, Alexandre Espíndola Araújo.
APENAS UMA OPINIÃO PESSOAL, que acredito que poderia ser pensada pelos responsáveis das exposições morfológicas, além da nova regra da ABCCC, que para os 4 Melhores de cada amostra garantam o Passaporte para a EXPOINTER é necessário a participação de 80 ou 82 (não lembro o número com precisão agora) animais confirmados. No caso da exposição de Santo Ângelo, participaram 79 animais confirmados, o que fez com que apenas os Grandes Campeões e Reservados garantissem a vaga na final, sendo que, a Grande Campeã, já estava de PASSAPORTE CARIMBADO em outra exposição quando foi 3ª Melhor Fêmea.
Automaticamente ela tirou a vaga de outra égua. Penso que a partir do momemento em que o animal já está habilitado (não em reservas) a qualquer prova na EXPOINTER, ele não pode mais participar de nenhuma classificatória, evitando assim, que outros tantos bons animais fiquem sem vaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário